Tsunami de lava flui do vulcão La Palma – Vulcão 2021 das ilhas canárias

Na última quinta-feira (14), um terremoto de magnitude 4,5 atingiu La Palma, nas Ilhas Canárias. Este novo terremoto é considerado o terceiro terremoto mais forte registrado desde a erupção do vulcão Cumbre Vieja em setembro. Desde então, o “tsunami de lava” continuou a fluir do vulcão, de modo que 300 moradores de Tazacorte e Laguna tiveram que deixar suas casas.

O Instituto de Vulcanologia das Ilhas Canárias divulgou um vídeo com imagens de lava fluindo, que foi produzido nesta sexta-feira (15). “Hoje, uma de nossas equipes filmou com sucesso um verdadeiro ‘tsunami de lava’; eles escreveram na descrição do vídeo que a velocidade e o fluxo no canal de lava são incríveis.

De acordo com um pesquisador do Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC) De acordo com Vicente Soler, o vulcão tem drenado sedimentos que datam da formação da ilha há 2 milhões de anos.

O vulcão Cambre Vieja em La Palma entrou em erupção em 19 de setembro deste ano. Está localizado nas Ilhas Canárias – apesar de ser território espanhol, este vulcão está localizado na costa noroeste da África. 

Com a ocorrência de atividade vulcânica, as redes sociais foram substituídas pelo medo de um tsunami do outro lado do Atlântico, que afetou Brasil e Espírito Santo. 

Na verdade, estudos têm mostrado que a possibilidade de uma erupção vulcânica é muito pequena, quase nula, jogando grande quantidade de material no mar, 500 quilômetros cúbicos, causando ondas de até 100 metros no mar, e as ondas chegarão a cerca de 40 metros de altura no nordeste do Brasil. 

 

Vídeo: https://www.youtube.com/channel/UCdZkzZfwDTHKKrVC6T0QlZw