Os 10 melhores suplementos Nootropicos para impulsionar o poder cerebral

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Os 10 melhores suplementos Nootropicos para impulsionar o poder cerebral

Os nootrópicos são suplementos naturais ou drogas que têm um efeito benéfico sobre a função cerebral em pessoas saudáveis.

Muitos destes podem impulsionar a memória, a motivação, a criatividade, o estado de alerta e a função cognitiva geral. O nootrópico também pode reduzir os declínios relacionados à idade na função cerebral.

Aqui estão os 10 melhores suplementos nootrópicos para aumentar sua função cerebral.

1. Óleos de peixe

Os suplementos de óleo de peixe são uma fonte rica de ácido docosa-hexaenóico (DHA) e ácido eicosapentaenóico (EPA), dois tipos de ácidos graxos ômega-3.

Estes ácidos graxos têm sido associados a muitos benefícios para a saúde , incluindo a saúde cerebral melhorada ( 1 ).

DHA desempenha um papel vital na manutenção da estrutura e função do seu cérebro. Na verdade, representa cerca de 25% da gordura total e 90% da gordura omega-3, encontrada em suas células cerebrais ( 2 , 3 ).

O outro ácido graxo omega-3 no óleo de peixe, EPA, tem efeitos anti-inflamatórios que podem proteger o cérebro contra danos e envelhecimento ( 4 ).

A utilização de suplementos de DHA tem sido associada a melhores habilidades de pensamento, memória e tempos de reação em pessoas saudáveis ​​com baixa ingestão de DHA. Também beneficiou as pessoas com declínio leve na função cerebral ( 5 , 6 , 7 ).

Ao contrário do DHA, a EPA nem sempre está ligada à função cerebral melhorada. No entanto, em pessoas com depressão, tem sido associada a benefícios como o humor melhorado ( 8 , 9 , 10 , 11 , 12 ).

Tomar o óleo de peixe, que contém ambas as gorduras, mostrou que ajuda a reduzir o declínio na função cerebral associada ao envelhecimento ( 13 , 14 , 15 , 16 , 17 ).

No entanto, a evidência de efeitos conservantes do óleo de peixe na saúde cerebral é mesclada ( 18 , 19 ).

No geral, a melhor maneira de obter a quantidade recomendada de ácidos graxos ômega-3 é comendo duas porções de peixe oleoso por semana ( 20 ).

Se você não consegue administrar isso, então, tomar um suplemento pode ser benéfico.

Mais pesquisas são necessárias para descobrir quanto e quais os índices de EPA e DHA são benéficos. Mas tomar 1 grama por dia de DHA combinado e EPA é geralmente recomendado para manter a saúde do cérebro ( 21 ).

2. Resveratrol

Resveratrol é um antioxidante que ocorre naturalmente na pele de frutos vermelhos e vermelhos como uvas, framboesas e mirtilos. Também é encontrado em vinho tinto, chocolate e amendoim.

Foi sugerido que tomar suplementos de resveratrol poderia impedir a deterioração do hipocampo, uma parte importante do cérebro associada à memória ( 22 ).

Se isso for verdade, esse tratamento poderá diminuir o declínio na função cerebral que você experimenta à medida que envelhece ( 23 ).

Estudos em animais também mostraram que o resveratrol pode melhorar a memória e a função cerebral ( 24 , 25 ).

Além disso, um estudo em um pequeno grupo de idosos saudáveis ​​descobriu que tomar 200 mg de resveratrol por dia durante 26 semanas melhorou a memória ( 26 ).

No entanto, atualmente não existem estudos humanos suficientes para ter certeza dos efeitos do resveratrol ( 27 ).

3. Cafeína

A cafeína é um estimulante natural mais comumente encontrado no chá, café e chocolate escuro.

Embora seja possível levá-lo como um suplemento, não há realmente nenhuma necessidade quando você pode obtê-lo a partir dessas fontes.

Funciona estimulando o cérebro e o sistema nervoso central, fazendo você se sentir menos cansado e mais alerta ( 28 ).

De fato, estudos mostram que a cafeína pode fazer você se sentir mais energizado e melhorar sua memória, tempos de reação e função cerebral geral ( 29 , 30 , 31 ).

A quantidade de cafeína em uma xícara de café varia, mas geralmente é 50-400 mg.

Para a maioria das pessoas, doses únicas de cerca de 200-400 mg por dia geralmente são consideradas seguras e são suficientes para beneficiar a saúde ( 32 , 33 , 34 ).

No entanto, tomar demasiada cafeína pode ser contraproducente e tem sido associada a efeitos colaterais como ansiedade, náuseas e problemas para dormir.

4. Fosfatidilserina

A fosfatidilserina é um tipo de composto de gordura chamado fosfolípido, que pode ser encontrado em seu cérebro ( 35 , 36 ).

Foi sugerido que tomar suplementos de fosfatidilserina poderia ser útil para preservar a saúde cerebral ( 37 ).

Estudos têm demonstrado que tomar 100 mg de fosfatidilserina três vezes por dia poderia ajudar a diminuir o declínio relacionado à idade na função cerebral ( 38 , 39 , 40 , 41 ).

Além disso, as pessoas saudáveis ​​que tomam suplementos de fosfatidilserina de até 400 mg por dia demonstraram ter melhores habilidades de pensamento e memória ( 42 , 43 ).

No entanto, estudos maiores precisam ser realizados antes que seus efeitos sobre a função cerebral possam ser totalmente compreendidos.

5. Acetil-L-Carnitina

A acetil-L-carnitina é um aminoácido produzido naturalmente em seu corpo. Ele desempenha um papel importante no seu metabolismo, particularmente na produção de energia.

Tomar suplementos de acetil-L-carnitina foi reivindicado para fazer você se sentir mais alerta, melhorar a memória e diminuir a perda de memória relacionada à idade ( 44 ).

Alguns estudos em animais mostraram que os suplementos de acetil-L-carnitina podem evitar declínio relacionado à idade na função cerebral e aumentar a capacidade de aprendizagem ( 45 , 46 ).

Nos seres humanos, estudos descobriram que pode ser um suplemento útil para diminuir o declínio da função cerebral devido à idade. Também pode ser útil para melhorar a função cerebral em pessoas com demência leve ou Alzheimer ( 47 , 48 , 49 , 50 , 51 , 52 ).

No entanto, não há pesquisas para mostrar que tem um efeito benéfico em pessoas saudáveis ​​que não sofrem de perda de função cerebral.

6. Ginkgo Biloba

Ginkgo biloba é um suplemento à base de plantas derivado da árvore de Ginkgo biloba . É um suplemento incrivelmente popular que muitas pessoas levam para aumentar o poder do cérebro.

É pensado para o trabalho, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro e afirma-se que melhora as funções cerebrais como foco e memória ( 53 ).

Apesar do uso generalizado do ginkgo biloba, os resultados de estudos que investigam seus efeitos foram misturados.

Alguns estudos descobriram que tomar suplementos de ginkgo biloba pode ajudar a reduzir o declínio relacionado à idade na função cerebral ( 54 , 55 , 56 ).

Um estudo em pessoas de meia-idade saudáveis ​​descobriu que tomar suplementos de ginkgo biloba ajudou a melhorar a memória e habilidades de pensamento ( 57 , 58 ).

No entanto, nem todos os estudos encontraram esses benefícios ( 59 , 60 ).

7. Creatina

A creatina é uma substância natural que desempenha um papel importante no metabolismo energético. Encontra-se naturalmente no corpo, principalmente nos músculos e em quantidades menores no cérebro.

Embora seja um suplemento popular, você pode encontrá-lo em alguns alimentos, nomeadamente produtos de origem animal como carne, peixe e ovos.

Curiosamente, os suplementos de creatina podem melhorar a memória e habilidades de pensamento em pessoas que não comem carne ( 61 ).

Na verdade, um estudo descobriu que os vegetarianos que tomavam suplementos de creatina experimentaram uma melhoria de 25-50% no desempenho em um teste de memória e inteligência ( 62 ).

No entanto, os consumidores de carne não vêem os mesmos benefícios. Isso pode ser devido ao fato de que eles não são deficientes e já obtêm o suficiente de suas dietas ( 63 ).

8. Bacopa Monnieri

Bacopa monnieri é um remédio feito da erva Bacopa monnieri . É usado em práticas de medicina tradicional como Ayurveda para melhorar a função cerebral.

Tem demonstrado melhorar as habilidades de pensamento e a memória, tanto em pessoas saudáveis ​​como em pessoas idosas que sofrem de uma diminuição da função cerebral ( 64 , 65 , 66 , 67 , 68 , 69 ).

No entanto, vale a pena notar que apenas o uso repetido de Bacopa monnieri mostrou ter esse efeito. As pessoas geralmente tomam cerca de 300 mg por dia e pode levar cerca de quatro a seis semanas para que você note quaisquer resultados.

Estudos de Bacopa monnieri também mostram que ocasionalmente pode causar diarréia e dor de estômago. Devido a isso, muitas pessoas recomendam tomar este suplemento com alimentos ( 70 ).

9. Rhodiola Rosea – ou “Raiz de Ouro”

Rhodiola rosea é um suplemento derivado da erva Rhodiola rosea , que é freqüentemente usado na medicina chinesa para promover o bem-estar e a função cerebral saudável.

É pensado para ajudar a melhorar o processamento mental, reduzindo a fadiga ( 71 ).

As pessoas que tomaram Rhodiola rosea demonstraram beneficiar de uma diminuição da fadiga e melhora na função cerebral ( 72 , 73 , 74 ).

No entanto, os resultados foram misturados ( 75 ).

Uma revisão recente da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) concluiu que é necessária mais pesquisa antes de os cientistas saberem se Rhodiola Rosea pode reduzir o cansaço e aumentar a função cerebral ( 76 ).

10. S-Adenosil Metionina

S-Adenosil metionina (SAMe) é uma substância que ocorre naturalmente em seu corpo. É usado em reações químicas para fazer e quebrar compostos importantes como proteínas, gorduras e hormônios.

Pode ser útil para melhorar os efeitos de alguns antidepressivos e reduzir o declínio na função cerebral observada em pessoas com depressão ( 77 , 78 , 79 ).

Um estudo descobriu que a adição de SAMe à prescrição antidepressiva de pessoas que antes não responderam à terapia melhorou suas chances de remissão em cerca de 14% ( 80 ).

Mais recentemente, um estudo descobriu que, em alguns casos, SAMe pode ser tão eficaz quanto alguns tipos de medicamentos antidepressivos ( 81 ).

No entanto, não há evidências de que esse suplemento beneficie as pessoas que não possuem depressão.

fonte:https://www.healthline.com/nutrition/best-nootropic-brain-supplements#section10