Como Ter Mais Foco nos Estudos {Gerenciamento do Tempo}

0
61

Antes de aprender o método de gerenciamento de tempo para ter mais foco nos estudos, primeiro você precisa se auto-avaliar e encontrar respostas que identifiquem a causa da sua falta de foco.

Esse passo é importante porque provavelmente você já tentou diversas vezes e não conseguiu se concentrar. Você já tentou colocar em prática as dicas mais comuns para aumentar sua produtividade nos estudos, com certeza você:

  • Desligou seu celular
  • Já pediu silêncio para as pessoas próximas a você
  • Já instalou aplicativos de produtividade
  • Já tentou eliminar as distrações

Porém você ainda tem dificuldade para manter sua concentração e estudar. Por que isso está acontecendo, se você já tentou eliminar as distrações que são os inimigos mais comuns da produtividade?

Por que eliminar as distrações dos seus estudos apenas não basta

Você precisa controlar a ansiedade e calar essa voz irritante aí dentro de você. Sabe aquela voz que te critica toda hora?

Como eu pude errar essa questão tão básica?

Ainda estou no capítulo 2 da apostila… nossa falta muito para terminar ainda…

E se eu não for aprovado? E se….

A ansiedade te tira do presente, mata seu foco e a voz do seu crítico interno te paralisa. Você fica divagando nos seus pensamentos e se frustra com os resultados das suas tentativas de ser mais produtivo.

Mas calma! Você pode reduzir a ansiedade e conseguir estudar para concurso, veja estas dicas que compartilhamos aqui neste artigo para você vencer o estresse.

Hoje você vai aprender um método de gerenciamento do tempo que vai ser seu aliado para ter foco nas atividades de estudo e no que é realmente mais importante.

Matriz de gestão do tempo

Esse método de gerenciamento do tempo foi adotado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Dwight Eisenhower. Na matriz que é um diagrama simples é possível dividir as tarefas, atividades e compromissos e focar naquelas realmente importantes.

Quando você escreve na matriz fica bem fácil identificar atividades que você pode delegar e que podem ser feitas por outras pessoas, economizando seu tempo e principalmente sua energia para então ter foco nos estudos.

Como funciona a matriz de gestão do tempo

Pegue agora mesmo uma folha A4 para fazer sua matriz de Eisenhower.

Dobre a folha A4 no meio e novamente no meio, formando 4 quadrados. Depois escreva os títulos de cada quadrante:

  1. Urgente e importante
  2. Não urgente e importante
  3. Urgente e não importante
  4. Não urgente e não importante

Sua matriz de gestão do tempo vai ficar assim:

Faça sua matriz de gestão do tempo

Faça uma lista com todas suas atividades de rotina, mesmo aquelas que pareçam banais, compromissos, reuniões, atividades de lazer, encontros sociais, telefonemas, tarefas domesticas, projetos, atividades que faz on line.

Depois de fazer sua lista distribua as atividades entre os quadrantes da matriz de gestão do tempo. Sempre se pergunte: Esta atividade é importante? Esta atividade é urgente?

Quadrante 1 – Urgente e importante

Escreva todas as atividades, projetos e compromissos que são importantes, mas que estão com prazo acabando e atrasados, imprevistos e emergências de última hora.

Quadrante 2 – Não urgente e importante

Escreva todas as atividades e tarefas importantes que você tem tempo ainda para executá-las.

Quadrante 3 – Urgente e não importante

Escreva todas as atividades que são urgentes, porém não tem muita importância.

Quadrante 4 – Não urgente e não importante

Aqui neste quadrante você provavelmente escreveu atividades que te distraem, como e-mails e vídeos engraçados, telefonemas e conversas no WhatsApp etc.

Agora que terminou de escrever, veja sua matriz e responda: Qual dos quadrantes mais tem atividades?

Invista seu tempo nas atividades importantes e não urgentes

Pessoas com foco no que realmente importa tem o maior número de atividades no quadrante 2- Não Urgente e Importante.

São atividades relacionadas à preparação e prevenção de crises, atividades de planejamento, atividades em que você está aplicando estratégias de produtividade.

Este quadrante que gera resultados positivos no seu trabalho, nos seus estudos, nos seus relacionamentos e na sua qualidade de vida.

Porém se você tem mais atividades nos demais quadrantes é hora de aprender algumas lições:

  • Eliminar ou reduzir as distrações do Quadrante 4
  • Aprender a dizer “não” para algumas pessoas e telefonemas que te interrompem. Delegar algumas atividades do Quadrante 3 para outras pessoas.
  • Prevenir crises de atividades com prazos urgentes aprendendo a ser mais produtivo e planejando suas atividades com antecedência.

Gerenciar o tempo e otimizar atividades implica em você se conhecer e também estabelecer prioridades para conquistar aprovações nos concursos públicos e outros objetivos que você sonha alcançar.

Quer aprender mais técnicas para aumentar sua produtividade?

Veja neste artigo Como administrar seu tempo para estudar e aumentar o numero de atividades no quadrante 2 que vão impulsionar seus resultados nos estudos para você garantir seu cargo público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here